Para abrir sua agenda de shows em 2023, a cantora e compositora Assucena se apresenta no Blue Note São Paulo no próximo dia 24 de janeiro com o show ‘Rio e Também Posso Chorar – Um Tributo à Gal Costa’ no qual celebra as cinco décadas de lançamento do icônico disco ‘Fatal – Gal A Todo Vapor’ em releituras e versões criadas para a apresentação.
“Este projeto nasce da composição de um canto e de um corpo livre de uma mulher-trans em tempos de ataque à dignidade humana e à democracia. É uma releitura na qual imprimo meus traços e minhas pesquisas sonoras também”, revela a artista.
‘Fatal – Gal A Todo Vapor’ foi um dos primeiros discos duplos da discografia brasileira. Gravado ao vivo no Teatro Tereza Raquel (Rio de Janeiro), sob recursos limitados de captação, apresenta tropeços e microfonias como um retrato acurado de uma rebeldia magistral e por isso é tido como um dos marcos musicais da contracultura brasileira durante o regime militar.
“Quando eu me encontrei com essa obra, eu me reencontrei como cantora e como artista. Meu coração vagabundo finalmente achou morada numa expressão sincera e arrojada de uma de nossas maiores intérpretes. ‘Gal sempre me trata com choques elétricos…’, como bem disse Tom Zé. Ali, naquele ‘Vapor Barato’ eu pude aprender a ser visceral e ser delicada; pude ser guitarra e violão sincopado; pude ser a ‘Falsa Baiana’ de Geraldo Pereira, embora seja verdadeiramente uma baianíssima de um sertão que ainda espera ser mar”, celebra Assucena.
Para o show, Assucena será acompanhada no palco do Blue Note dos músicos Rafael Acerbi (direção musical, guitarra e violão); Bianca Predieri (bateria e programação) e Beatriz Lima (baixo).
Confira as informações:
Assucena @ Blue Note São Paulo
Show: “Rio e também posso chorar – Um tributo à Gal Costa”
Data: 24 de janeiro de 2023
Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/assucena/
Endereço: Avenida Paulista 2073 – 2º Andar – Consolação – São Paulo/SP
Horário: 20h e 22h30| Abertura da casa: 19h
Classificação etária: menores de 18 anos somente acompanhados dos pais ou tutores legais, conforme Lei 8.069/90 e Portaria 502 de 2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública