O Legend of the Seagullmen acaba de lançar seu disco de estreia autointitulado. Formado por Danny Carey, do Tool, Brent Hinds, do Mastodon, pelo director Jimmy Hayward (Jonah Hex – Caçador de Recompensas) na guitarra, por Pete Griffin do Zappa Plays Zappa e do Dethklok, por David “The Doctor” Dreyer, principal vocalista, por Chris DiGiovanni nos sintetizadores e pelo guitarrista Tim Dawson, os artistas se uniram para produzir um som psicodélico e cinemático, que traduz o rock conceitual em proporções épicas no disco de estreia Legend of the Seagullmen.
O disco já se encontra disponível nas principais plataformas de música online como o Spotify, iTunes e Deezer.
“Eu conheci o Brent Hinds por meio do Josh Homme [líder do Queens of the Stone Age]”, explica Jimmy Hayward, que é responsável pela criação da banda. “Quando eu estava trabalhando em Jonah Hex, ele me perguntou o que andava escutando e respondi: ‘Mastodon’. Então o Josh nos colocou em contato, e Brent e [o baterista] Bran vieram para New Orleans me visitar. Acabei colocando ele no filme, tocamos guitarra juntos e o resultado de tudo isso foi uma profunda conexão baseada na paixão pela música e no indefinível amor pelo caos.”
Depois, Hayward foi apresentado ao vocalista David “The Doctor Dreyer” e à visão dele sobre “rock náutico”. Juntos, escreveram a primeira canção da banda, “Deep Sea Diver”. Danny Carey, Pete Griffin, Chris DiGiovanni e Tim Dawson completaram a formação.
Sobre as diferenças entre trabalhar com o Tool e com o Legend of the Seagullmen, Carey comentou: “No Tool, nós começamos sempre do zero, preferimos tocar juntos em vez de ter compositores definidos. Com o Seagullmen, eu geralmente sou apresentado a um projeto de música já consolidado, e então começo a trabalhar na expansão dessa ideia inicial. Ambos os métodos são igualmente desafiadores e eu sinto que um trabalho completa o outro.”