Foto: Divulgação / Tuyuka Lara

Aos 23 anos, a rapper Nic Dias é protagonista do rap amazônico e tida como rainha no Pará por representar a juventude periférica usando como arma suas rimas para valorizar a autoestima das mulheres pretas e periféricas.

Nascida no bairo ce Icoaraci, periferia do subúrbio de Belém do Pará, Nic carrega uma grande bagagem sobre os desafios e viências da vida preta no Brasil, traduzido a experiência em rimas afiadas desde seu primeiro EP, “1.9.9.9”, lançado em 2021. Com sonoridade crua, as músicas agridem e instigam provocando a reflexão a partir da visão periférica da vida assim como inspirando uma nova geração a acreditar em sua força, beleza e lutar pelo seu direito de ser feliz num mundo excludente.

“Eu acredito que não há como ter justiça sem equidade, sem ter uma reação ao racismo que as pessoas cometem. ‘Remédio pra Racista’ [música do EP ‘1.9.9.9’] é justamente essa reação. Tudo que a gente faz gera um efeito e violência gera violência”, disse a rapper em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

https://youtu.be/u7o-Wv3lLJk

É por essas características que a Converse levou a artista ao lineup da edição 2022 do Festival PSICA que comemora dez anos do evento e que além de um festival multicultural, é também um movimento preto e periférico nascido na Amazônia, cuja influência vem aumentando em todo o Brasil.

“O Psica faz parte de um movimento cultural, político e social que está acontecendo nessa cidade. Então, dentro do festival a gente discute temas pra fazer com que as pessoas, cada vez mais, se identifiquem com esse movimento. Desde 2018 a gente vem fazendo isso e se olhar pra trás, a gente sempre fala de pautas decoloniais. A gente não tá inventando uma narrativa, apenas contando o que já acontece, mostrando o poder e toda a força da cultura local”, explica um dos diretores do festival, Jeft Dias, sobre a proposta do evento.

A edição, que aconteceu entre 16 e 18 de dezembro deste ano teve nomes emergentes como Nic junto de atrações consagradas, como Baco Exu do Blues, Liniker e Gaby Amarantos em um total de 40 shows.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por PSICA (@psicaproducoes)