Neste mês de dezembro, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes comemora 10 anos de sua fundação e, para celebrar, a Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma progração especial gratuita no final de semana de 16 a 18 deste mês com shows, espetáculos, oficinas, slam, literatura, exposição, recreação infantil, gastronomia periférica, break, e grafitti.
O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes foi inaugurado em Dezembro de 2012 e é o maior equipamento cultural da Prefeitura de São Paulo na Zona Leste da cidade em uma região que conta com mais de 250mil habitantes.
Gerenciado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura vinculada a SMDET e Secretaria Municipal de Cultura, o CFCCT conta com 31 mil metros quadrados e possui em suas instalações a Biblioteca temática “Maria Firmina dos Reis”, um Cinema, o Laboratório Digital Fablab, Telecentro, Teatro, Coworking Teia, Pista de Skate, Quadra Esportiva e Parque, oferecendo à população qualificação profissional, atividades artísticas, esportivas, lazer e meio ambiente.
Confira abaixo a programação para a comemoração dos 10 anos do CFCCT
Sexta, 16 de dezembro
11h – Exposição Atabaques
Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.
18h – Baile Pop
O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. E será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas
19h – Show Quebrada Queer
QUEBRADA é um termo apropriado e adotado pela periferia para lembrar luta e resistência. Já o QUEER é usado para representar xs LGBTQIA+, seu significado provém da gíria inglesa, que literalmente significa “estranho, talvez ridículo, excêntrico, raro, extraordinário”.
20h – Baile Pop
O Baile pop Lgbtqia+ é um evento periódico, mensal no formato pop, com objetivo de propiciar um momento de lazer, entretenimento e diversão e resgatar e afirmar por meio da música a diversidade e identidade de gênero dos jovens periféricos. E será realizado mensalmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com duração de 3 horas.
Sábado, 17 de dezembro
11h – Exposição Atabaques
Acervo contendo mais de 15 instrumentos, artefatos da diáspora percussiva, fotos, ilustrações e pinturas.
13h30 – Baile Black
O evento propõe o resgate de culturas locais, prevenção a criminalidade urbana, valorização do espaços públicos e inserção de vertentes culturais como o HIP HOP, BLACK MUSIC, além do resgate da cultura afro brasileira inserida nas músicas tocadas.
15h30 – Arena do Flow
O evento Arena do Flow começa sua trajetória no final de 2014, com a necessidade de fomentar lazer, arte, cultura e entretenimento, de qualidade para o distrito de Guaianazes, zona leste de SP, região no qual há grandes necessidades desse tipo de demanda.
18h30 – Show Neguinho do Caxeta
Neguinho do Kaxeta começou sua carreira no final dos anos 1990. Primeiro, era apenas Neguinho e fazia dupla com Lan. Depois, embarcou na carreira solo e “ganhou” o complemento Kaxeta no nome artístico graças a MC Primo. Kaxeta é o nome de uma
favela em São Vicente, SP, onde Júlio César nasceu.
20h – Show MC Hariel
Hariel Denaro Ribeiro, mais conhecido como MC Hariel, nasceu e cresceu no bairro Vila Aurora, zona norte de São Paulo. As primeiras músicas lançadas foram “Como Passei Sorrindo”, “Mundão Girou” e “Passa Devagar”, com milhões de visualizações no Youtube, Hariel é hoje um dos principais nome da cena Funk no Brasil.
21h30 – Show Recayd Mob
Fenônemo do trap nacional, a Recayd Mob é inovadora: um coletivo não apenas de artistas, mas de profissionais de toda a cadeia do entretenimento. Cobrir a cena musical brasileira em 360° fez com que o videoclipe “Plaqtudum”, lançado no fim de 2018,
atingisse 100 milhões de visualizações no Youtube.
Domingo, 18 de dezembro
11h – Recreação Infantil Voltando a Ser Criança
A ideia é implementar na cidade de São Paulo um leque de atrações culturais, educacionais e desportivas, oferecidas pelo projeto em centros culturais, parques, ruas, etc. Expressões artísticas como: apresentações teatrais, circenses, danças, musicais e artes visuais, iremos colocar todos em conexão com a arte e suas vertentes.
15h – Bailão Funk
O projeto BAILÃO FUNK é o famoso baile de quebrada, que tem como elementos a música tocada em alto som, público de maioria negra, criatividade nas danças e estilo chavê, característico de todo moleque de quebrada que curte o segmento, muitas vezes criminalizado devido a ser de origem periférica.
16h – Batalha Tik Tok
O objetivo do evento é desenvolver habilidades e dar oportunidade à pequenos artistas e influenciadores locais, divulgar e incentivar seus trabalhos ou inseri-los pela primeira vez em mídias sociais por meio de uma nova forma de expressão que é a “tiktoker”, uma febre social que já bate cerca de 4,72 milhões de usuários no Brasil
17h – Show Os Hawaianos
Criados na Cidade de Deus, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, Yuri Hawaianos, Tonzão, Gugu e Dioguinho estão novamente no auge, após quase 20 anos de formarem Os Hawaianos, com o hit Desenrola, Bate e Joga de Ladin, feat DJ Biel da CDD e L7nnon tá no topo.
18h30 – Show MC Lipi
Nascido na cidade de São Paulo, o funkeiro MC Lipi, de 20 anos, já contabiliza mais de 2 bilhões de visualizações em seu canal do YouTube. O artista já tem músicas conhecidas em todo território nacional e vem fazendo seu nome como um dos líderes do movimento “Funk Consciente”.
20h – Show MC Livinho
MC Livinho ou simplesmente Livinho, acumula milhões de visualizações no Youtube, possuiu mais de 4 milh de ouvintes mensais no Spotify, é dono do Hits do momento “Na movimentação” e “Pras Novinhas”.