Foto: Daniel Boud

O Midnight Oil lançou nesta quinta (28) o primeiro (e como sempre, provocativo) single de seu novo álbum, sem data definida para lançamento. A faixa “Rising Seas” chega às vésperas da conferência crucial das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), da próxima semana. Os mantos de gelo estão derretendo com o ‘aumento da temperatura’ e, ainda assim, a Austrália, país de origem do grupo, está arrastando a cadeia global para uma ação real sobre metas significativas de emissão de carbono. 

“Nós queremos muito lançar ‘Rising Seas’ desde que começamos a criá-la, há dois anos”, explica o guitarrista / compositor Jim Moginie. “A crise climática exige um verdadeiro senso de urgência, então decidimos não esperar mais para compartilhá-la”.

“Nós encorajamos todos a fazerem suas vozes serem ouvidas de sua própria maneira nesta questão existencial”, disse o vocalista do Midnight Oil, Peter Garrett. “O primeiro-ministro está brincando enquanto a Austrália literalmente arde. Scott Morrison pode ter aceitado relutantemente as emissões líquidas zero até 2050, mas isso está longe de ser o suficiente. Parar de utilizar carvão ou gás e um plano claro para reduzir a poluição de carbono em pelo menos 65% abaixo dos níveis de 2010 até 2030 é urgentemente necessário. O resto do mundo sabe que nosso futuro será sobre energia renovável – é onde estão os empregos e essa é nossa única maneira de evitar uma catástrofe climática. Todos nós temos o direito de informar nossos líderes de que eles precisam fazer muito mais para lidar com a poluição por carbono. E eles precisam começar agora”.

O material foi gravado antes da pandemia de Covid-19 com os agora falecidos baixista Bones Hillman e o produtor Warne Livesey. O grupo pretendia lançar o material mas adiou para quando pudesse voltar aos palcos porém, achou relevante lançar a canção a tempo da COP-26 e ele chega junto de um vídeo, filmado em Sydney, em setembro, e dirigido por Cameron March, do Hype Republic, com Mac De Souza (Bra Boys) como produtor executivo. O clipe apresenta imagens incríveis fornecidas pelo Greenpeace.

Confira: