O baterista do Rush, Neil Peart, faleceu aos 67 anos em decorrência de um câncer no cérebro contra o qual vinha lutando nos últimos três anos e meio. A banda comunicou o fato através de suas redes sociais.
Neil Peart se juntou ao grupo em 1974, pouco após o lançamento do primeiro disco do Rush e desde então se tornou um dos mais influentes bateristas do rock além de letrista principal do grupo a partir de “Fly By Night” de 1975. Seu estilo virtuoso ajudou a banda a expandir sua sonoridade dentro do rock progressivo ao longo das décadas, passando pela new wave nos anos 80 e retornando ao estilo consagrado nos anos 90 tudo sem deixar de lado as canções complexas e experimentais com letras profundas.
Em 1997, Neil foi atingido por duas tragédias pessoais com o falecimento de sua filha em um acidente de carro e depois de sua mulher em decorrência de um câncer. Por conta disso, deixou o grupo de lado que entrou em pausa, e embarcou em uma viagem de 80.000km para superar a dor, fato que narrou no livro “A Estrada da Cura” que também revelou a faceta de autor literário do músico.
Retornou à banda em 2001 e gravaram um novo disco “Vapor Trails”, lançado em 2002 e cuja turnê trouxe a banda pela primeira vez ao Brasil, resultando na apresentação de maior público do grupo em sua carreira, diante de 60.000 pessoas em São Paulo e na gravação do DVD “Rush In Rio” diante de 40.000 fãs na capital carioca. A banda viria a retornar ao país em 2010.
Em 2015, retirou-se dos palcos para passar mais tempo com sua família alegando que já não conseguia mais tocar devido à artrite, mas embarcou em uma última turnê na América do Norte. Desde então, como sempre discreto, se manteve afastado dos palcos e holofortes.