Uma das bandas de maior destaque na cena independente amazonense, a República Popular homenageia o Estado no clipe “Somo2”, dirigido por Matheus Mota. Gravado no icônico Teatro Amazonas, o vídeo conta com a participação dos integrantes da banda e de bailarinas. Formando casais, eles performam uma coreografia que recebe influência de diversos gêneros de dança, indo do caipira ao eletrônico.
“A ideia original era de fazer uma session ao vivo, mas o Matheus, diretor, se encantou tanto com a música que chegou com uma ideia toda pronta de coreografia que ele queria que usássemos para fazer um clipe. A gente curtiu muito a ideia, principalmente porque tínhamos uma vontade de explorar outras áreas da arte (teatro, dança, etc)”, conta Igor Lobo, vocalista e violonista. “Era importante pra gente ter um registro especial desses num lugar tão icônico e importante pra nossa cultura. A história do Teatro nos remete à ideia que queremos transmitir em nosso novo disco, de Amazônia globalizada, pois ele foi construído nos tempos áureos de Manaus, quando era conhecida como a ‘Paris dos Trópicos’, um fato que reflete muito a necessidade e o potencial da cultura amazonense ser levada à escala global”, analisa Sérgio Leonidas.
O single “Somo2” faz parte do EP “Curió” (2017) e também inclui o tracklist de “Húmus”, disco duplo que será lançado este ano, e que traz em sua temática uma homenagem ao Amazonas e à Região Norte. Por isso, era inerente que um dos símbolos do Estado fizesse parte do material audiovisual do grupo. Confira: